top of page

Dúvidas.

Quais os exames mais solicitados pelos profissionais de saúde?

Os exames mais utilizados são: tomografias computadorizadas; radiografias panorâmicas; radiografias periapicais e documentação odontológica.

Qual a importância dos exames de imagens radiográficas solicitados?

Estes exames proporcionam uma visão complementar das estruturas faciais, auxiliando o profissional no correto diagnostico e planejamento dos tratamentos de seus pacientes.

Existem riscos ao fazer imagem radiográfica ou tomográfica?

Não, em virtude de utilizarmos aparelhos radiográficos digitais que emitem menor quantidade de radiação somados a sensores digitais que necessitam de menor tempo de exposição a radiação para formação da imagem. Além do que, utilizamos avental de chumbo para proteção a exposição à radiação.

Gestantes podem fazer radiografias?

Os exames de RX utilizados para diagnostico em Odontologia, por exemplo, não expõe o feto a nível elevado de radiação porque o tempo de exposição é reduzido, além do uso de avental de chumbo que é obrigatório para proteção do feto e da gestante. Quando da indicação, se faz necessário autorização médica e de preferência após o primeiro trimestre.

O que são documentações odontológicas ou ortodônticas?

É um conjunto de exames e procedimentos que auxiliam o profissional no diagnóstico e plano de tratamento. Geralmente é constituída por fotografias intra e extra orais, duas radiografias extra bucais e um par de modelos de gesso para estudo.

Existem diferenças entre as documentações odontológicas?

Sim, cada documentação é especifica para determinada especialidade odontológica que será indicada pelo profissional de acordo com a necessidade do paciente.

Os exames pertencem ao paciente ou ao dentista?

Os exames, radiografias ou documentações, ficam em custodia do cirurgião dentista durante o tratamento devendo ser devolvido ao termino do mesmo. O cirurgião dentista pode solicitar uma cópia do mesmo para arquivar junto ao prontuário do paciente.

bottom of page